Saturday, December 31, 2011

Boas festas

Nestes ultimos dias do ano tem havido muito assedio á rocha, pois a meteorologia tem estado uma maravilha, sol frio e acima de tudo seco. Assim em tom de despedida deste ultimo ano que não tem sido facil para ninguem deixo aqui um report muito ao estilo de 2011.
Duas novas aberturas:

Santa maria projecto de 7a+ descuberto pelo digas e que esteve muito perto de cair,mas manteve-se forte

Este muito mais duro é o Sanguinário proj. em honra ás feridas horriveis que deixaram tanto esta como o santa maria.

Claro que este ano tem de se despedir á sua maneira e aqui fica peculiar situação que se apresentou.



Boas festas e optimas entradas em 2012



Tuesday, November 22, 2011

Outono en San Vicente

Bons dias nublados,
Para ajudar a passar estes dias chuvosos que agora se estendem demais e não nos permitem praticar o nosso vicio, deixo aqui um report sobre mais uma visita á fantastica zona de San vicente/castillo de bayuela.
Com as previsões todas a deixarem uma negra e chuvosa semana, os fanaticos escolheram voltar ao pais de roca. Mais precisamente a Castillo de Bayuela, onde tambem deveria chuver,mas proporcionou uns magnificos dias de escalagem.. :p
Visto estaremos os dois em forma decidimos ir imediatamente aos duros classicos da zona, primeiro El Farallon.

Pena no fantastico Biceps bou 7c


Rasta no passo duro do Dosage 7b+


PEna a espremer uma das pequenissimas e caracteristicas regletes da Zona (biceps bou 7c)
Ja na Clinica Rasta prova o buenissimo Covacho Galego 7c

Primeiro passo do bloco( neste bloco ainda existe o duro Lola flores 8a, entorpia 8c, macho 8a+, lado obscuro de la fuerça 8a+ e el fin por las patatas 7c)

Agora na colina de San Vicente, onde passamos as noites, fomos para o optimo sector La jungla experimentar alguns dos classicos que nos trouxeram a esta zona.


Aqui Pena talvez entusiasmado com as ultimas idas para a corda,
experimenta o El trailer kamikace 6b+, com uns impressionantes 7m.


Em paragens mais baixas Rasta prova san vicente dreams proj


NA mesma area,mas sempre mais aéreo PEna prova Los negligentes 7b+


No mesmo calhau rasta esmaga as regletes do meniscectomia 7b


Um pouco mais acima pena voa em La huela motora 7c+/8a


mesmo ao lado Rasta aperta no el hombre de poca fe 7c+

Acabo agora com duas fotos para vosso divertimento.

hehehe...estes cogumelos têm mais de 30cm


Vista nocturna da colina de san vicente

Abraços bons aperto

Wednesday, November 2, 2011

Abertura da season

Abertura da season!!!!

Com o fim do verão pós-verão, chegou o "mau tempo" e com ele, as condições para blocar!
as imagens escasseiam,mas tem havido bastante movimento pela serra. O motivado tem andado pela prisão obcecado com a fuga de Gantanamo. Tem havido belas night sessions e mais umas idas a diferentes sectores. Mas com o baixar das temperaturas nestas ultimas vezes focamo-nos em sectores demasiados quente para o verão e quase esquecidos. Eu, o Ed e o Flash voltamos ao sector da pedra amarela, apertamos em velhos clássicos como Doo Bop 7b e Power Balls 7b encadeado pelo Rasta e Azana 7a+ este encadeado pelo Rasta e Ed, tambem descobrimos ou redescobrimos outros como o Apreciação do producto7a/+ .HA! e tambem redescubrimos a suavidade do verdadeiro grão sintrense.


Edgar no Power balls 7b. na Pedra Amarela

Com a pele destruida e os dedos doridos juntamo-nos ao Pena e ao Neto em paragens menos esfoliantes. Assediamos então, o bloco da lagoa azul.


Flash no"Caça Gambozinos" 6b+

Este Bloco que se situa mesmo ao lado da estrada, passando a Lagoa azul e antes de chegar á estrada da meca, tem uma catrafada de linhas abertas há muito tempo pelo montanelas, mas redescubertas pelo Pena. As linhas são na maioria á volta do 6c. Acontece que há uns dias eu e o Pena reparamos nuns ticks em sitios que não faziam sentido para as linhas existentes, começamos a investigar e nasceu o "esticador" 6c/+


Ed no primeiro passo laaargo do "Esticador"


João Neto no cadene do "Esticador"

Claro que ultimamente uma sessão de bloco não passa sem uma sessão de slackline, sempre num ambiente brutal.

ed a acalmar os nervos e a concentrar-se para o cadene do esticador

Passamos agora para um sector que tem sido ostracizado pelo calor e pela ocultação do mato. No inicio da estrada da meca existe o vale das acacias que dispõe de umas linhas muito boas como a placa de merlin 7b, batalha campal 7a+ ou el gume 7a. A frescura do ar prometia um grip brutal nesta área e fomos então provar um velho bloco o Jiboia 6c. Um belo bloco a que o macau adicionou um arranque sentado aumentando o seu grau para 7b+,mas que se tem mantido sem repetições. Fomos investigar.


Pena no primeiro passo do 6c


Neto no primeiro passo do bloco de 6c


Pena no arranque de 7b+, que chegou a encadear antes de o dia acabar

Bom com as"boas condições" de bloco tambem vem o vento e o pior de tudo, chuva..
Com tudo molhado não há maneira de se escalar na serra, então treina-se até se puder.



Apertem forte

Saturday, October 1, 2011

HighBalls, uma vertente com Futuro...

Parece que recentemente a febre dos highballs anda por ai... Se as linhas são boas, esteticas e acima de tudo nos apetece escalar-la porque é nos havemos limitar com a altura?? Afinal de contas no boulder não há nenhuma regra que nos diga o que podemos e não podemos escalar, parte de cada um e é essa a liberdade que a modalidade nos oferece. Desde que estejamos seguros de nós proprios e que a queda não seja suicidada porque que não havemos de desfrutar naquela "high" linha... E foi isto mesmo que eu e o rasta fizemos na sexta!!! Perante a vaga de calor que tem assombrado o nosso pais e especialmente a vida dos escaladores, decidimos ir desfrutar para o mexilhoeiro. A Rocha não estava má, só que parece que já chegamos a altura das marés vivas tornando a escalada em muitos blocos bastante impraticavél.
Aquecemos pelas zonas do factor solar e depois de alguma indecissão sobre onde haveriamos escalar reparamos numa linha do genero placa mas muita gira mesmo ali ao lado, unico entrave era highball!!! :D. Apos alguns pegues procurando por presas de confiança (qto maior melhor) acabamos por sair por cima. A Linha ficou de nome "Barba Rija" com cs a valer o 6a+.
Mais tarde abrimos outro Highball o "Lost Fingers"cs a valer a volta do 7a. Para mim das linhas de maior desfruting que já fiz no mexilhoeiro. Recomendo vivamente!!!
Para terminar fomos para o "trainning" para a rocha do endomorfismo onde eu num bom pegue ao "Americanoide" tive o belo prazer de senti-los a subirem-me a garganta... Para quem conhece agarrei a reglete, lancei e em plena porta escorregou-me a mão direita da reglete seguido do puxador de esquerda. Digamos que fiz uma granda razia ao bloco de tras e cai fora dos crash. Só não me aleixei porque o "Master" rasta fez um excelente trabalho de spoter. Tu é que és!!! Não voltei ao bloco mas da proxima não escapa.
Bem já chega de conversas fiada e ficam as fotos das 2 novas linhas do mexilhoeiro...

"Barba Rija" cs 6a+





"Lost Fingers" cs 7a







Eu a passar mal na saida facil mas delica, provavelmente devido a altura...
Gosto especialmente do crash amarelo no ar... lol

Thursday, August 25, 2011

Serra da estrela

Novo video da viagem á serra da estrela





Monday, June 13, 2011

Covão Cimeiro,Hoya Moros Tuga

Viva!
Com 4 dias de bom tempo á porta este fim-de-semana passado, muita gente escolheu sair da zona habitual e ir para outras bandas. Os fanaticos não foram diferentes. Fomos até á Serra da Estrela, que nos já prendou com várias áreas(ex.:Pedra do urso), conhecer uma ainda nova e espectacular zona de bloco. Covão Cimeiro, um caos de blocos de erosão glaciar mesmo na base do conhecido Cântaro Magro.
A rocha foi formada na mesma altura e nas mesmas condições do que a de Hoya Moros. Logo tem muitas parecenças,é a grande altitude, forma boas presas, é regleteira, os blocos cortados ao estilo de Hoya e formam muitos extra-prumos.


A meio do caminho que sobe do covão da ametade para o covão cimeiro

Explorado pelo pessoal do Norte Bouldering, que deixaram excelentes linhas. Ultimamente, tem sido mais batido pelo Magno que não descansa e escova linhas novas todos os dias.

Daqui já se avistam os sectores de blocos na base do Cântaro

Embora o covão cimeiro não tenha a dimensão de Hoya, tem bastante qualidade, os blocos são variados nos passos e tambem no estilo. Melhor ainda é que ainda há bastantes para abrir. Desde fáceis a duros há de tudo.

O pessoal a apertar em alguns blocos catitas.

Mais blocos catitas e os liquens há Hoya Moros

O acesso pode ser feito pela curva do cântaro magro e descer até aos blocos,mas aviso que poder chegar tão facilmente a uma zona de bloco tem o seu preço e a subida de volta até ao carro é muito exigente fisicamente. Tambem se pode aceder pelo covão da ametade e subir até á base do cântaro, embora mais longo, o caminho é de longe mais facil e aconselho aceder por aqui.

Mais aberturas e o fanatismo ao rubro

Teresa na Pata-mar 6a

Como as anteriores investidas foram de gente dura, faltavam mais uns blocos acessiveis e durante o fim-de-semana ainda se abriram umas 15 linhas.

Mega linha brutal que escovei, bem dura, desafio quem quiser a sacar este bloco

Magno e Manel a sacar mais um bilro da zona

Eu no Santola grip 7b+

Magno no King balls c.s.(tava de 7c, eu parti a pesa de aranque, ops)

E um passo acima o belissimo King Balls 7b

Gonçalo franquinho numa linha escovada de que não me lembro do nome

Eu no 10m 7c

Sarita a mostrar como é que se agarram regletes afiadas no Super-licença 7b

Magno no espectacular Camara de gaz 7c

Passo que consome a força quase toda do camara de gaz

Barragem ao luar na serra

Após 3 dias de escalada á morte, muitos cadenes e caminhadas. Ainda deu para ir dar uma volta aos sectores da Pedra do urso. Com o Manel como guia, ainda deu para conhecer alguns bons blocos, que com o fim ainda se deixaram escalar.

Manel no Museu do pão 7a+

Eu no Iguana 7a

Manel num bloco bem louco,?? 6c

O Covão é um bom destino quando não há tempo para grandes viagens, melhor, a serra proporciona várias opções para quem não quer só escalar ou para quem ja não tem pele.

Vista do sector da pedra do urso