Monday, June 13, 2011

Covão Cimeiro,Hoya Moros Tuga

Viva!
Com 4 dias de bom tempo á porta este fim-de-semana passado, muita gente escolheu sair da zona habitual e ir para outras bandas. Os fanaticos não foram diferentes. Fomos até á Serra da Estrela, que nos já prendou com várias áreas(ex.:Pedra do urso), conhecer uma ainda nova e espectacular zona de bloco. Covão Cimeiro, um caos de blocos de erosão glaciar mesmo na base do conhecido Cântaro Magro.
A rocha foi formada na mesma altura e nas mesmas condições do que a de Hoya Moros. Logo tem muitas parecenças,é a grande altitude, forma boas presas, é regleteira, os blocos cortados ao estilo de Hoya e formam muitos extra-prumos.


A meio do caminho que sobe do covão da ametade para o covão cimeiro

Explorado pelo pessoal do Norte Bouldering, que deixaram excelentes linhas. Ultimamente, tem sido mais batido pelo Magno que não descansa e escova linhas novas todos os dias.

Daqui já se avistam os sectores de blocos na base do Cântaro

Embora o covão cimeiro não tenha a dimensão de Hoya, tem bastante qualidade, os blocos são variados nos passos e tambem no estilo. Melhor ainda é que ainda há bastantes para abrir. Desde fáceis a duros há de tudo.

O pessoal a apertar em alguns blocos catitas.

Mais blocos catitas e os liquens há Hoya Moros

O acesso pode ser feito pela curva do cântaro magro e descer até aos blocos,mas aviso que poder chegar tão facilmente a uma zona de bloco tem o seu preço e a subida de volta até ao carro é muito exigente fisicamente. Tambem se pode aceder pelo covão da ametade e subir até á base do cântaro, embora mais longo, o caminho é de longe mais facil e aconselho aceder por aqui.

Mais aberturas e o fanatismo ao rubro

Teresa na Pata-mar 6a

Como as anteriores investidas foram de gente dura, faltavam mais uns blocos acessiveis e durante o fim-de-semana ainda se abriram umas 15 linhas.

Mega linha brutal que escovei, bem dura, desafio quem quiser a sacar este bloco

Magno e Manel a sacar mais um bilro da zona

Eu no Santola grip 7b+

Magno no King balls c.s.(tava de 7c, eu parti a pesa de aranque, ops)

E um passo acima o belissimo King Balls 7b

Gonçalo franquinho numa linha escovada de que não me lembro do nome

Eu no 10m 7c

Sarita a mostrar como é que se agarram regletes afiadas no Super-licença 7b

Magno no espectacular Camara de gaz 7c

Passo que consome a força quase toda do camara de gaz

Barragem ao luar na serra

Após 3 dias de escalada á morte, muitos cadenes e caminhadas. Ainda deu para ir dar uma volta aos sectores da Pedra do urso. Com o Manel como guia, ainda deu para conhecer alguns bons blocos, que com o fim ainda se deixaram escalar.

Manel no Museu do pão 7a+

Eu no Iguana 7a

Manel num bloco bem louco,?? 6c

O Covão é um bom destino quando não há tempo para grandes viagens, melhor, a serra proporciona várias opções para quem não quer só escalar ou para quem ja não tem pele.

Vista do sector da pedra do urso

6 comments:

brunoplim said...

Muito fixe! Vi as fotos da Teresa e pensei que tinham ido a Hoya! Nice. Que continuem as exploracoes!

Anonymous said...

Grande report e parabéns pelos encadenes do Santola Grip e do King Balls!
Jinhos
Teresa

Anonymous said...

escribe en ESPAÑOL alias del CASTELLANO o cierra el blog para putos independentistas de mierda

Ivanoski said...

Que buena pinta tierne esa zona,nO??...parecido a Hoya Moros!!, habrá que visitarlo...siii!!!...el anonimo este. podría ahorrarse sus comentarios!! y sino te mola...pues no entres!!, así de simple. Salu2 desde La Pedri

Pedro said...

Viva, por favor sabem-me informar se existe trilho que passe do cantaro gordo para o covão cimeiro e depois para o covão da ametade?
é acessivel?


obg Pedro Pinheiro - pedromiguelpinheiro@gmail.com

Pedro said...

Viva, por favor sabem-me informar se existe trilho que passe do cantaro gordo para o covão cimeiro e depois para o covão da ametade?
é acessivel?


obg Pedro Pinheiro - pedromiguelpinheiro@gmail.com