Tuesday, June 19, 2012

O contributo



Bom dia caros aficcionados,

Hoje trago-vos umas noticias mais especificas, talvez seja mais um apanhado do contributo que temos tido em Sintra nestes ultimos tempos, da parte estrangeira que tem passado por cá.
Apesar do pessoal se esforçar para abrir o  maximo de blocos possivel, ás vezes temos de ter uma ajuda ou uma abordagem exterior que se tem provado essencial.
Aqui há uns anitos tivemos por cá um famoso e carismático escalador, mais conhecido pelas ascensões de bigwall, mas por cá ficou conhecido por abrir muitos blocos, técnicos e duros, Nicolas favresse ou "nico das febras". O seu contributo foi largo, abrindo muitos blocos novos como visualizando novos projectos, ficam aqui alguns (poucos) blocos da sua autoria.


Aqui na abertura da "torre de babel" 7a+ na Tapada( foto @Macau)


Nesta foto Nico realiza um duro bloco que se baptizaria de "placa de merlin"7b no vale das acácias, que iria deixar o macau a salivar durante uns tempos (foto @Macau)


Depois passado uns bons tempos e claro muitos outros estrangeiros que de uma forma ou outra marcaram a escalada em Sintra, ( tenho de dizer que o Dr.plim não entra nesta categoria por ser meio local-meio outsider, logo necessita de um artigo só dele :p), tivemos o prazer de receber  um gigantesco alemão que apesar do seu tamanho tinha um optimo carisma, Toni Lamprecht. E mesmo por pouco tempo que tenha sido a sua estadia deixou-nos com alguns bons blocos. 


Toni aqui realiza um antigo projecto no sector das vivendas, "Zagalote" 7c+ (esta versão só realizavel por pessoas acima dos 1,80cm), mais tarde arranjou-se uma sequência diferente e passou para 7b. Mesmo assim impressionante a sua amplitude(foto @MAcau)

 
Durante o fanatismo habitual na Peninha deitou o olho num outro antigo projecto que reavivou, não lhe saiu na altura, mas mais tarde viria ser encadeado por André Neres e Baptizado de "Toni Lampreias" 7b+ (foto@macau)


Aqui talvez no seu contributo mais marcante Toni encadea a versão voadora de um projecto do "nico das febras", e baptiza-a de "Nailbitter" 7c+ em S.Pedro, ainda á espera de repetição.(foto@macau)


Já durante este ano tivemos várias visitas de muitos nomes do mundo da "escalagem" e tem sido dificil acompanhar todos, mas cada um deles aumenta a visibilidade da serra e da escalada local.
Primeiro Foi a visita do francês Loic Gaidoiz. Que acima de tudo deixou Sintra como destino de escalada e desde então tem havido muita europa por Sintra.


Aqui Loic encadeia o "kaslop"7c+ Peninha, quiça tenham ido lá cedo demais, pois ainda não estava totalmente limpa, visto ser um projecto recente, mais tarde Macau encadeia a full line e baptiza-a de "kashalote" 7c/+ (foto@fred?)

Um pouco mais tarde esteve por cá o Paul Robinson, Habituado a muito frio e arenito, calhou-lhe calor e granito. Mesmo assim ainda nos deixou um duro bloco para dias de verão.

Aqui no FA do "Cavalo negro" 8a+ na praia do cavalo, bloco com pequenissimas regletes e grandes movimentos em extra-prumo bem acentuado

Agora por ultimo, temos por cá um francês que já é quase local. Tem passado um pouco á margem das noticias e fotos, mas tem deixado uma marca duradora para o bloco Sintreense. Nicolas Orantin, tem elevado a barra nos blocos da serra deixando-nos linhas durissimas.


A primeira sensação foi este bloco que tinha começado a ser assediado pelo dr.Plim na altura.
Agora encontra-se entre os mais duros de Sintra, "incha" 8b mesmo á entrada de Meca.(foto@macau)

Na mesma zona anda muito muito perto de sacar este projecto que deve rondar o 7c+
(foto@macau)

Por ultimo, Nico acaba de encadear há dias um dos mais antigos projectos Sintrenses e pela primeira vez dá-lhe um nome.

Nico no Antigo projecto dos Capuchos, encadeia a versão de pé baptizando-a de "knocking on heavens door" 8b, agora ainda falta a versão sentada...

Espero que vos  motive, Abraços e bons apertanços

1 comment:

bouldersintra said...

Viva, bom post Rasta! Acrescento mais 2 nomes de estrangeiros que contribuíram para o crescimento de Sintra:

O Rok Klančnik da Slovenia que além de ter repetido uma data de linhas duras, creio que fez o FA do antigo proj. ''Contos da Miquelina…'', que rebaptizou de ''Excalibur''.
http://valterosvajaevropo.grta-studios.com/?p=862

Mario Lackner da Austria, também já visitou Sintra algumas vezes, tendo deixado o seu cunho na Baía do Mexilhoeiro com a linha que arranca à esq. do Endo e sai pelo Americanóide.
http://www.mariolackner.at/index.php?option=com_content&view=article&id=12&Itemid=22

Se me lembrar de mais algum ponho aqui!

Hasta,
Macau