Com 4 dias de bom tempo á porta este fim-de-semana passado, muita gente escolheu sair da zona habitual e ir para outras bandas. Os fanaticos não foram diferentes. Fomos até á Serra da Estrela, que nos já prendou com várias áreas(ex.:Pedra do urso), conhecer uma ainda nova e espectacular zona de bloco. Covão Cimeiro, um caos de blocos de erosão glaciar mesmo na base do conhecido Cântaro Magro.
A rocha foi formada na mesma altura e nas mesmas condições do que a de Hoya Moros. Logo tem muitas parecenças,é a grande altitude, forma boas presas, é regleteira, os blocos cortados ao estilo de Hoya e formam muitos extra-prumos.
A meio do caminho que sobe do covão da ametade para o covão cimeiro
A meio do caminho que sobe do covão da ametade para o covão cimeiro
Explorado pelo pessoal do Norte Bouldering, que deixaram excelentes linhas. Ultimamente, tem sido mais batido pelo Magno que não descansa e escova linhas novas todos os dias.
Daqui já se avistam os sectores de blocos na base do Cântaro
Embora o covão cimeiro não tenha a dimensão de Hoya, tem bastante qualidade, os blocos são variados nos passos e tambem no estilo. Melhor ainda é que ainda há bastantes para abrir. Desde fáceis a duros há de tudo.
O pessoal a apertar em alguns blocos catitas.
Mais blocos catitas e os liquens há Hoya Moros
O acesso pode ser feito pela curva do cântaro magro e descer até aos blocos,mas aviso que poder chegar tão facilmente a uma zona de bloco tem o seu preço e a subida de volta até ao carro é muito exigente fisicamente. Tambem se pode aceder pelo covão da ametade e subir até á base do cântaro, embora mais longo, o caminho é de longe mais facil e aconselho aceder por aqui.
Mais aberturas e o fanatismo ao rubro
Teresa na Pata-mar 6a
Como as anteriores investidas foram de gente dura, faltavam mais uns blocos acessiveis e durante o fim-de-semana ainda se abriram umas 15 linhas.
Mega linha brutal que escovei, bem dura, desafio quem quiser a sacar este bloco
Magno e Manel a sacar mais um bilro da zona
Eu no Santola grip 7b+
Magno no King balls c.s.(tava de 7c, eu parti a pesa de aranque, ops)
E um passo acima o belissimo King Balls 7b
Gonçalo franquinho numa linha escovada de que não me lembro do nome
Eu no 10m 7c
Sarita a mostrar como é que se agarram regletes afiadas no Super-licença 7b
Magno no espectacular Camara de gaz 7c
Passo que consome a força quase toda do camara de gaz
Barragem ao luar na serra
Após 3 dias de escalada á morte, muitos cadenes e caminhadas. Ainda deu para ir dar uma volta aos sectores da Pedra do urso. Com o Manel como guia, ainda deu para conhecer alguns bons blocos, que com o fim ainda se deixaram escalar.
Manel no Museu do pão 7a+
Eu no Iguana 7a
Manel num bloco bem louco,?? 6c
O Covão é um bom destino quando não há tempo para grandes viagens, melhor, a serra proporciona várias opções para quem não quer só escalar ou para quem ja não tem pele.
Vista do sector da pedra do urso