Wednesday, January 19, 2011

Topo Sintra - Sector Tapada

TAPADA

Lar de algumas das melhores linhas de Sintra e com um entorno muito selvagem, a Tapada, tal como o nome indica, é um local com uma densidade de mato anormal, assemelhando-se por vezes a uma selva tropical. Os primeiros a explorar a zona foram o Macau e o Leo há já alguns anos, mas a dificuldade em descortinar blocos por entre a vegetação e até mesmo chegar a eles, levou a que a zona ficasse em águas de bacalhau.

Foi por volta de finais de Março de 2007, que uns fanáticos desconhecidos, o Don David e o Rui Pedro, ao passear pela recta do autódromo resolveram entrar numa estrada ao acaso e foram dar com um imponente bloco coberto de musgo e trepadeiras, hoje em dia conhecido como o Bloco da Prisão, um dos ex-líbris de Sintra.

Esta preciosa informação acabou por chegar aos locals da Serra e rapidamente a zona começou a sofrer investidas e aberturas por parte do Macau, Pena e Rasta principalmente. Ao longo de um ano foram abertos blocos ininterruptamente, surgindo centena e meia de pérolas de granito e um bom punhado de linhas de sétimo grau.

A qualidade e variedade da rocha também são imagens de marca da Tapada. Temos do granito tipo arenito, com um tacto macio como sabão, característico do sector Éden, Arca de Noé e FHM, ao granito comedor de pele típico do sector dos Países Baixos. No sector do Gigante encontramos rocha do tipo “Meca”, com um granito muito areado e uma aparência esburacada, como se a rocha estivesse sido sujeita a qualquer tipo de efervescência e formado bolhas.

Os blocos recomendados são: Bonita Prateleira, Green Mango, Nirvana, Marés Vivas, Bafo do Dragão, Visionaire, Arca do Noé, Zeitgeist, Pé-à-Mama, Lagarta Titânica, Placa do Gigante, Sardanisco, Prison Break, Diamante Branco, Operação Relâmpago, Piano, Monólito, Planador, Punho de Lúcifer e Mosca Chéché


Pena no "Cubo" Proj.


Bruno Montanelas no "Filo Impossivel" 7A


Ricardo Belchior no "Prisão Break" 7C


Macau no bloco do Diamante numa variante pa direita. Proj.

Flash no "Diamante Branco" 7C


Maite no "Bafo do Dragão" 7A+


Macau no "Planador a morte" 7C


Pena no "Operação Relâmpado" 6C


Macau no "Arca de Noé" 7B

TOPO / CROQUIS de Sintra - Sector Tapada


E assim chega pela mão do Pena os tão aguardados croquis de um dos melhores sectores de Sintra a Tapada.
Lamento a falta de qualidade e grafismo mas nunca tinha feito nada do genero. Estes croquis são uma versão temporária e meramente informativo de um trabalho desenvolvido pelo Pena e pelo o Macau que devido a falta de tempo demora a desenvolver-se para a sua fase final.
Juntamente adiciono um link onde esta disponivel o download da sua versão intregal em PDF.







Agradecimentos a Ricardo Alves "Macau" por todo auxilio, correção e partilha de nomes. Thanks!!!

5 comments:

flash said...

nice 1.

abr, flash

Anonymous said...

Buáaa, pensei que o Pé à Mama e o Diedrabólico eram começo de pé...agora tenho de lá voltar para fazer com CS!

Teresa

Pena said...
This comment has been removed by the author.
Pena said...

E são Teresa, pelo menos até ao momento. Terezinha... acho que tens de mirrar melhor os croquis...lol.;)

Unknown said...

Estou a sacar o croqui

obg por disponibilizarem

Sabem se esta zona têm sido frequentada, como estão os acessos?


Alexandre Rebelo