Friday, September 28, 2012

Boulder Meeting - Serra da estrela

Finalmente o mais esperado encontro de Boulder de Portugal chegou!!!!
O encontro serra na Pedra do urso, Serra da estrela, Covilhã, Portugal.
Contamos com todos...
Será certamente um convivio e um fim de semana ao rubro...
Vengaaaa!!!!




















Inscrições em Português e Castellano em https://www.facebook.com/groups/204336036251046/485948758089771/#!/groups/204336036251046/files/

Mais informações em https://www.facebook.com/groups/204336036251046/485948758089771/#!/events/138948602914422/
Ou no Grupo de facebook @Serra da estrela.

EU VOU!!! E TU??

Sunday, August 12, 2012

Viagem de verão 2012


 Bons dias,
Ja há algum tempo que não há noticias porque aqui. Em parte deve-se ao verão e ao calor e tambem facto de ter ido de férias. 
É sobre as férias que venho reportar. Férias através da europa e passando pela meca do bloco na pior altura possivel,mas que ainda assim trouxe alguns dividendos.
Logo no inicio, em Espanha não fizemos paragens, pois faziam-se sentir trintas e muitos graus e eu não me lembrava de nenhum sitio acaminho que fosse fresco. Então atravessamos Espanha toda e entramos nos pirineus. 
Os pirineus sempre foram um sitio que gostaria de ir visitar,mas que acabei por nunca ir. Desta vez vinguei-me. Escalei,embora só bloco e fizemos umas belissimas caminhadas picos acima com uns cenários brutais.

Mesmo na fronteira fica um sitiozinho chamado "pont de camps",que quase não se dá por ele, não é nenhuma meca do bloco,mas para quem vai de viagem é um sitio espetacular. 
Vista sobre o melhor bloco da zona o extra-prumo á direita

Rio e mais umas possibilidades de psicobloc

escalada com corda em pont de camps, hahahah

Eu num 7a no sector B

 No mesmo bloco para a direita 7b

Num belissimo 7a+ á beira rio no sector C


Já na parte francesa em Gourette, uma estância de ski que no verão tem tantos atractivos como no inverno, para quem tenha pernas claro.
     Este é o 1º lago de uma caminhada onde se visitam 3


Bem mais acima fica o 2º e no canto superior direito, não se vê mas fica o 3º.

Quisemos ficar mais um dia pelos pirineus antes de seguir viagem, agora que descubrimos tantas coisas para ver e fazer. Fomos a Pont d'espagne fazer uma das inumeras caminhadas que la existem. Decidimos ir ao lago Gaube, uma caminhada facil, muito turistica e rapida não tinhamos assim tanto tempo.
Valeu mais que a pena.

Vista do Lago Gaube, o Lago assombrado. Reza a lenda que um casal veio passar a lua de mel aqui
o marido um dia foi passear de barco no lago, caiu e afogou-se. Diz-se que se nos sentarmos na rocha que entra para o lago(situada á frente da pensão) no dia de aniversário do casamento deles, ouve-se os sinos de uma igreja submersa.

Boulder Sintra no Lago Gaube

PArtimos da beleza dos pirineus e seguimos em direcção á gruta de  lascaux, mal sabiamos nós o que nos reservava esta região, no que toca a visitas culturais.

Ficamos alojados nesta simpatica cidade, Montignac. É a vila central para a grande maioria das actividades e é muito gira.

Não tenho fotos de Lascaux porque não se podia tirar e do lado de fora não havia assim nada de jeito.
Mas não muito longe existe o Le Thot, onde podemos ir apreciar outras  obras que não se vêem na gruta e os animaizinhos  que ai são representados.

Acho que o bode está a apreciar mais do que o miudo

Á procura de umas outras grutas ali perto tropeçamos numa antiga cidade construida na falesia, tal como os anazasi.
Habitada desde os primórdios da humanidade, é muito interessante visita-la e ver onde e como se organizavam nesta encosta. E claro com uma belissima vista.
Antigamente não tinham estas grades...

Houve muitas mais visitas, mas o tempo ja era de escalagem e então seguimos para a Meca do bloco.
Embora as condições estivem longe de perfeitas, é sempre brutal escalar neste sitio.


O 1º dia chegamos um pouco antes de uma tempestade de verão estavam 33 graus, humidade altissima. Ficamos pelo bas cuvier até chover e trovejar.

 No segundo dia, ainda muito humido da tempestade,fomos para a floresta de Trois Pignons onde nos perdemos durante um bom bocado e onde tivemos um encontro imediato com uma aranha assassina, quer dizer, a Marta teve o encontro..
O bloco é o Yoga 7b

Depois de uma caminhada atraves da floresta la chegamos ao sector " canche aux merciers". 
Aqui na "La grand tranche" 7a+ e ao lado esq. "la puce" 8a


NO 3º dia as condições melhoraram e ja deu para apertar.
Carnage 7b/+ QUASE QUASE QUASE.....

L'Abattoir 7a este já não esteve quase....

Bloco facil e nice

L'helecoptere 7a+, quase, mas com calma que só tinha um crash

Vis-a-Vis 7a+, bloco brutal perdido na floresta de trois pignons. muito bom mesmo

Yogui 7a que ficou por fazer :P


Depois de uns dias por Fontainebleau foi altura de seguir viagem fomos a uma paragem no luxemburgo 
em Holtz onde vivi e seguimos para bruxelas, para apanhar o avião rumo a casa.

Holtz

Friday, June 22, 2012

Dr.Plim

Boas tardes caros aficcionados,
Até parece mentira, dois posts em tão pouco tempo! Mas a verdade é que não podia fazer um post de contributos estrangeiros e não falar desta personagem, como disse no post anterior merece um só para ele, então aqui vai.
Bruno Ferreira AKA Dr.Plim, não é um "estrangeiro",mas tambem não é um "local", pois não fica cá tempo suficiente para o ser na sua planitude. Tambem não faz parte da nova geração de bloqueiro nem faz parte da antiga, acho que na realidade faz e é um pouco de tudo, como vai e vem adapta-se á realidade que encontra. Podemos encontra-lo em descrições e memórias de quando os "oldschool" abriram muitos dos agora clássicos (Karma da serra por exemplo), como esteve presente no segundo "Boom" Sintrense. E é desta parte que vamos falar.

Bruno em 2009(acho) acabado de encadear o Kalash, como podem ver ainda não tinha o lifting.

Dr.Plim, esteve por Portugal quando se começou a abrir blocos em Sintra, depois voltou para os states, como em hibernação e voltou quando a "blocagem" disparou. Havia mais gente, mais sectores, mais blocos e assim aproveitou para escalar á muerte e deixou uma marca da sua visão "bloqueira.


Começamos talvez por este bloco que não é muito conhecido e quando lá estive da ultima vez necessitava de uma bela escovadela.
Plim na abertura do Chapavão 6c na Tapada, sector Gigante

Adepto de movimentos duros técnicos e de compressão abriu-nos a vista para novas oportunidades.
        Aqui no Zeitgeist 7b+/c


Com uma filosofia tranquila e boas vibes, proporcionava sempre bons momentos o que fez com que se encaixa-se perfeitamente na dinâmica Sintrense. Sempre com vontade de explorar e acompanhar as nossas divagações pelas florestas podemos todos encontrar muitas e divertidas linhas.


Piano de cauda 6c+/7a na Tapada , sector Éden


    Aqui visualizou esta linha aparentemente impossivel em S.Pedro que apesar de não a sacar a linha na altura, o Macau Baptizou-a de "dr.Plim" 7b+. Cuca na foto a dar um pegue á morte.


Um dois seus primeiros projectos pessoais "Mito"7c albarrasintra
Não posso passar esta proxima foto porque relata bem alguns dos divertidos momentos, porporcionados   pelo Plim.
Plim e as suas mega calças na "Loira insubmissa" 7b, sector albarrasintra


É aqui na zona de Albarrasintra que deixa algumas das suas melhores criações.
Faz o FA do "menir" 7c+, sector meca


É o primeiro a aperceber-se do potencial da linha sentada para o 6b que eu tinha limpo e aberto há uns anos "Incha"(que ficaria como nome para a linha sentada, pois nenhum de nós sabia pronunciar o nome dado por ele), mas só seria encadeada por Nico Orantin(na foto no "incha/ Ahlan w Sahlan" 8b)


Tambem faz o FA da full line do "eduardo mão de estrappal" a que chama "stoneedge" 7c+


E ainda escovamos um projecto para os mais determinados.
o projecto é do lado direito.

Embora muitos dos seus blocos sejam mais reconhecidos na Meca, existem criações um pouco por toda a serra.



Aqui nos encadenes do "full rosebud massage"7a (direita) e de um 7a+ sem nome, sector blackwoods

Aqui no "febras style" 7b+ quando ainda era projecto, sector S.Pedro

Escondido no monte olimpo num bloco novo sem nome, sector Peninha



E ao que parece vamos ter novamente a sua companhia brevemente
Ja vem com buracos na pele para aderir melhor aqui á rocha e anda treinar a sua levitação para mais depressa chegar.

Até breve Plim!

Tuesday, June 19, 2012

O contributo



Bom dia caros aficcionados,

Hoje trago-vos umas noticias mais especificas, talvez seja mais um apanhado do contributo que temos tido em Sintra nestes ultimos tempos, da parte estrangeira que tem passado por cá.
Apesar do pessoal se esforçar para abrir o  maximo de blocos possivel, ás vezes temos de ter uma ajuda ou uma abordagem exterior que se tem provado essencial.
Aqui há uns anitos tivemos por cá um famoso e carismático escalador, mais conhecido pelas ascensões de bigwall, mas por cá ficou conhecido por abrir muitos blocos, técnicos e duros, Nicolas favresse ou "nico das febras". O seu contributo foi largo, abrindo muitos blocos novos como visualizando novos projectos, ficam aqui alguns (poucos) blocos da sua autoria.


Aqui na abertura da "torre de babel" 7a+ na Tapada( foto @Macau)


Nesta foto Nico realiza um duro bloco que se baptizaria de "placa de merlin"7b no vale das acácias, que iria deixar o macau a salivar durante uns tempos (foto @Macau)


Depois passado uns bons tempos e claro muitos outros estrangeiros que de uma forma ou outra marcaram a escalada em Sintra, ( tenho de dizer que o Dr.plim não entra nesta categoria por ser meio local-meio outsider, logo necessita de um artigo só dele :p), tivemos o prazer de receber  um gigantesco alemão que apesar do seu tamanho tinha um optimo carisma, Toni Lamprecht. E mesmo por pouco tempo que tenha sido a sua estadia deixou-nos com alguns bons blocos. 


Toni aqui realiza um antigo projecto no sector das vivendas, "Zagalote" 7c+ (esta versão só realizavel por pessoas acima dos 1,80cm), mais tarde arranjou-se uma sequência diferente e passou para 7b. Mesmo assim impressionante a sua amplitude(foto @MAcau)

 
Durante o fanatismo habitual na Peninha deitou o olho num outro antigo projecto que reavivou, não lhe saiu na altura, mas mais tarde viria ser encadeado por André Neres e Baptizado de "Toni Lampreias" 7b+ (foto@macau)


Aqui talvez no seu contributo mais marcante Toni encadea a versão voadora de um projecto do "nico das febras", e baptiza-a de "Nailbitter" 7c+ em S.Pedro, ainda á espera de repetição.(foto@macau)


Já durante este ano tivemos várias visitas de muitos nomes do mundo da "escalagem" e tem sido dificil acompanhar todos, mas cada um deles aumenta a visibilidade da serra e da escalada local.
Primeiro Foi a visita do francês Loic Gaidoiz. Que acima de tudo deixou Sintra como destino de escalada e desde então tem havido muita europa por Sintra.


Aqui Loic encadeia o "kaslop"7c+ Peninha, quiça tenham ido lá cedo demais, pois ainda não estava totalmente limpa, visto ser um projecto recente, mais tarde Macau encadeia a full line e baptiza-a de "kashalote" 7c/+ (foto@fred?)

Um pouco mais tarde esteve por cá o Paul Robinson, Habituado a muito frio e arenito, calhou-lhe calor e granito. Mesmo assim ainda nos deixou um duro bloco para dias de verão.

Aqui no FA do "Cavalo negro" 8a+ na praia do cavalo, bloco com pequenissimas regletes e grandes movimentos em extra-prumo bem acentuado

Agora por ultimo, temos por cá um francês que já é quase local. Tem passado um pouco á margem das noticias e fotos, mas tem deixado uma marca duradora para o bloco Sintreense. Nicolas Orantin, tem elevado a barra nos blocos da serra deixando-nos linhas durissimas.


A primeira sensação foi este bloco que tinha começado a ser assediado pelo dr.Plim na altura.
Agora encontra-se entre os mais duros de Sintra, "incha" 8b mesmo á entrada de Meca.(foto@macau)

Na mesma zona anda muito muito perto de sacar este projecto que deve rondar o 7c+
(foto@macau)

Por ultimo, Nico acaba de encadear há dias um dos mais antigos projectos Sintrenses e pela primeira vez dá-lhe um nome.

Nico no Antigo projecto dos Capuchos, encadeia a versão de pé baptizando-a de "knocking on heavens door" 8b, agora ainda falta a versão sentada...

Espero que vos  motive, Abraços e bons apertanços